1 de maio de 2011

Cérebro 'cochila' quando estamos acordados


Muitas vezes, quando estamos muito cansados, apresentamos lapsos de memória, como quando vamos fazer algo e, no meio do caminho já não lembramos mais o que era. De acordo com cientistas da university of wisconsin-madison, isso acontece porque, quando estamos muito cansados, nossas células cerebrais tiram um "cochilo" enquanto estamos despertos, como divulgado no jornal britânico daily mail desta quinta-feira (28).
Os pesquisadores estudaram os cérebros de ratos mantidos acordados por muito tempo e notaram que, quanto mais tempo eles passavam despertos, mais regiões do cérebro tiravam microssonecas sem que eles deixassem de estar em atividade. Ao tentar entender como esses pequenos cochilos afetam a concentração, os cientistas descobriram que os ratos que ficavam mais tempo acordados cometiam mais erros em atividades corriqueiras.
"os cochilos acontecem com poucas células. De 20 neurônios analisados, 18 permaneceram em atividade. Os dois que 'dormiram', o fizeram por períodos breves", contou chiara cirelli, pesquisadora, que alertou que o cérebro manda sinais sutis de que estamos cansados e, por isso, é interessante interromper as atividades que requerem atenção quando nos sentimos fatigados.

Fonte: Terra


Controladores de vôos ou até motoristas devem prestar bastante atenção nessa pesquisa! Rs


Por Renata Oliveira

3 comentários:

  1. Como ninguém comentou neste post ainda? Gostei muito desta sua postagem. Bem interessante. Já tive que escrever muitos trabalhos com sono principalmente porque trabalho e aula ocupam meu dia inteiro então sobra só a noite. E quando depois de dormir eu lia de novo meus textos via erros absurdos. ...hahaha... Tá explicado! XD

    Adorei a postagem!!! Grande abraço!

    http://neowellblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Wellington;
    Isso acontece mesmo! E qdo a gente dá aqueles esmasmos.. solavancos? kkkkkkk acordados ainda. Qualquer um cansa! Obrigada pelo comentário!

    =)

    ResponderExcluir
  3. O meu vive cochilan.... zZzzZZz... HEHEHE! Essa postagem é muito interessante! É legal quando os nossos olhos perdem o foco e as pessoas perguntam "Você está bem?". Visita o meu: http://pireloko.wordpress.com/

    ResponderExcluir