20 de maio de 2011

Cuidado com a saúde no frio

5 dicas muito simples podem ajudar você encarar o inverno todo sem passar apuros...

Quando a temperatura cai, algumas doenças acabam marcando presença mais facilmente. São elas: alergia, gripe, resfriado, asma... Por isso, os cuidados devem ser redobrados. “Medidas simples ajudam e fazem a diferença na prevenção de problemas de saúde”, alerta o médico pneumologista e coordenador estadual de Saúde, Ricardo Tardelli. Anote as dicas:

>1. Agasalhe-se bem, sempre 
Fique atento às variações de temperatura, não só externa, mas também do entra e sai de lugares fechados para abertos e vice-versa. Esses “choques” facilitam o aparecimento de doenças. Estar com peças quentinhas ajuda.
>2. Não exagere 
Para manter o corpo na temperatura adequada nas estações frias, nada melhor do que uma bebida quente, como chá, chocolate, café, etc. Mas exagerar, além de prejudicar a dieta, pode causar desconfortos estomacais e até dores de cabeça.
>3. Casa livre de poeiras
O acúmulo de pó desencadeia diversos problemas alérgicos, como rinite e asma, principalmente nesta época em que o ar tende a ficar mais seco.
>4. Tome um banho morno 
Água muito quente deixa a pele ressecada, pois elimina a “gordura” de proteção que a deixa mais hidratada. Além disso, você economiza energia.
>5. Tudo limpinho 
Cobertores e blusas de lã guardadas por muito tempo no armário devem ser bem lavadas, pois contêm mofo, poeira, pelinhos, mau cheiro, que podem provocar crises em quem tem bronquite e rinite e até desenvolver outros tipos de alergia.

Fonte:  Taiga Cazarine

Por Renata Oliveira

9 comentários:

  1. Frio é tudo de bom!
    Roupas lindas, chocolate quente, edredon, filmes, nada de gente fedida, rs.. podia durar p sempre :)

    ResponderExcluir
  2. Nada melhor que um chocolate quente pra rebater o frio... Adooooro

    ResponderExcluir
  3. Gosto do frio se eu pudesse tudo ou seria frio ou nublado seria ótimo!

    ResponderExcluir
  4. eu tenho que andar sempre muito bem agasalhadinha, pois tenho todos os tipos de alergia que vc imaginar, valeu pela dicas, mais sempre tem aquele descuidado porque o frio é muito bom, um bom livro e uma boa bebida e uma boa musica, pra que mais? :)

    ResponderExcluir
  5. Muito bom você se preocupar em postar algo assim, Ricardo, gostei. Acho que mais uma coisa deve ser feita, não só no inverno, no verão também: ajudar o próximo, o flanelinha da rua, o porteiro do prédio, a empregada doméstica... Toda ajuda é válida para aqueles que não tem nada ou que perderam tudo.

    ResponderExcluir
  6. Acho que você pode melhorar o template do seu blog, Ricardo, com paciência e esforço ele ficará melhor :)
    Sucesso pra vc e seu blog!

    http://www.keep-save.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Não tem nada melhor que um dia frio *-*
    Eu, particularmente, não gosto de ficar em casa nesses dias, prefiro sair (durante a noite) e andar pelas ruas observando cada detalhe; e como esse clima deixa tudo tão elegante.

    Ótimas dicas!

    ResponderExcluir
  8. Adoro o inverno,frio...
    Sempre achei que as pessoas ficam mais elegantes no inverno rs.

    Beijo..adorei as dicas.

    ResponderExcluir
  9. Frio é bom pra comer e dormir hahahaha

    ResponderExcluir