16 de maio de 2011

A história do skate

 A história do skate começa ainda nos anos 30, quando crianças começaram a montar seus próprios "carrinhos" com rodas de patins colocadas sob pedaços de metal ou madeira.
 
 Os surfistas da Califórnia também adotaram o objeto no início dos anos 50, usando-o como um método de treino quando o mar não oferecia boas ondas ou em cidades sem praia. O esporte foi chamado inicialmente de sidewalk surfing (surf de calçada) ou terra surfing. O skateboard, no entanto, demorou muito para virar febre. Foi apenas em 1973 que as rodinhas de uretano foram criadas pelo americano Frank Naswortly, o que melhorou muito sua tração e possibilitou manobras mais radicais.
 
Anos 70
  Lá pelos anos 70 houve o racionamento de água nos EUA, e muitas pessoas tiveram que esvaziar suas piscinas. Foi aí que os skatistas perceberam que essas piscinas vazias poderiam ser ótimos obstáculos. Surfia assim o 'skate vertical'.  
Anos 80
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiy5Y11WTZHXSl1HWVpx00RgpgrECTs7CQUOjS-D7A9tq_Le4SbqAt_nbyKy17h91-QUPm3vrAJnXn-FottR3dgyFaFi-nrp9VmSM6r1mj35mzOAN32_Bs4WPBdnZd-ooKpbCBUT8zMIlXI/s400/anos-80_tony-alva-air-thumb-500x365.jpg
  
Nos anos 80 o skate volta ao seu auge, com a inovação dos skates, e a utilizacao das pistas em "U" - os half pipes. O skate retorna às suas origens de muitos adeptos, e com o aparecimento de vários nomes do skateboard mundial: Steve Caballero, Tony Alva, Tom Sims, entre outros contrubuiram e muito para o progresso do skate.  
Steve Caballerohttp://www.infobarrel.com/media/image/17416.jpg
Tony Alva https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgZ3nqtr1sl6Je37iIu06YpMgyBMrAeHNJRrcdPnxCYuTsYgn33B2wpJPP6Ezg6Hk2UiwucyjWYdLx4KDXrzMaJjSnjy2CDvMYtD7qIqtmS4b8QTfdQNKmRh_pgtdAwH6lkvrIBdfiYwozl/s1600/TonyAlva_004+bxa..jpg
Hoje, a modalidade está cada vez mais presente na vida das pessoas.Nas cidades pelo mundo temos parques especialmente feitos para a prática do skate.O sucesso do esporte também se deve a facilidade em praticar,não é preciso um lugar certo.Na rua(em locais seguros),em casa,praticamente em todos lugares você pode praticar, basta ter o skate e os equipamentos de segurança adequados.
 Se você conseguir entrar no circuito profissional, o skate se torna tão lucrativo quanto outros esportes.  
Tony Hawk grande nome do skate
http://takeitgame.com/newebsite/images/stories/tony%20hawk.jpg
Por Ricardo Madruga

6 comentários:

  1. Agora voltou essa moda do eskate.Ne?kdoido.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. muito legal, só faltou falar dos grandes nomes brasileiros como: bob, sandro dias e etc

    ResponderExcluir
  3. Pedro Paulo estou preparando um post especial para os skatistas brasileiros
    Obrigado pelo comentário

    ResponderExcluir
  4. Nossa!
    Bem interessante! nunca imaginei... sempre bom saber mais!

    ;D

    ResponderExcluir
  5. UaiMeu q legaaaal! hahaha
    pow mto boa suas informações, n sabia q o esporte era tão antigo!
    eu sempree quis aprender a nadar d skate! aki em ksa meus irmão tods sabiam... =)
    mto legal seu post! bjããoo
    http://lilianevidal61.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Ah Skate *-*.
    Confesso que passo horas do meu dia andando de skate hahaha, no começo é sempre complicado, mas depois, torna-se viciante!

    Rodney Mullen <3

    ResponderExcluir