23 de maio de 2011

História do Voleibol

Aproveitando que a Liga Mundial de Vôlei masculino vai começar nessa sexta (27),fui buscar informações sobre a origem,inventor,curiosidades desse esporte que há anos tráz tantas alegrias para o Brasil. 

Origem do voleibol
 O voleibol foi criado nos Estados Unidos, no dia 9 de fevereiro de 1895, pelo diretor de educação física da ACM (Associação Cristã de Moços de Massachusetts) William George Morgan.

http://www.tres-toques.com/blog/images/20090601_william_g._morgan.jpg

Ao inventar  o voleibol e suas regras, Morgan tinha como objetivo principal a criação de um esporte sem contato físico entre os jogadores. Desta forma, ele pretendia oferecer às pessoas (principalmente aos mais velhos) um esporte em que as lesões físicas, provocadas por choques entre pessoas, seriam raras.
http://2.bp.blogspot.com/_mqR05wlhk7w/SvlRlxtHq1I/AAAAAAAAAW8/LRvQAvGIznk/s200/historia+do+volei.JPG

Inicialmente, o esporte foi chamado de Mintonette, porém rapidamente ganhou popularidade com o nome de volleyball. Em 1947, foi fundada a Fédération Internationale de Volleyball (FIVB). Dois anos mais tarde, foi realizado o primeiro Campeonato Mundial da modalidade, apenas para homens; em 1952, o evento foi extendido também ao voleibol feminino. 
Em 1964, o voleibol passou a fazer parte do programa dos Jogos Olímpicos, se mantendo assim até a atualidade.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/2/2d/PikiWiki_Israel_3963_Gan-Shmuel_sg5-_28.jpg/250px-PikiWiki_Israel_3963_Gan-Shmuel_sg5-_28.jpg

As competições mais importantes do Voleibol
  • Torneio Olímpico de Voleibol: a cada quatro anos, desde 1964
  • Campeonato Mundial de Voleibol: a cada quatro anos, desde 1949 (homens) e 1952 (mulheres)
  • Copa do Mundo: a cada quatro anos, desde 1965 (homens) e 1973 (mulheres)
  • Liga Mundial: anualmente, desde 1990
  • Grand Prix: anualmente, desde 1993 
  • Copa dos Campeões de Voleibol: a cada quatro anos, desde 1993

Curiosidades

A Seleção Masculina do Brasil possui os dois recordes mundiais de público na história do voleibol: Em 26 de Julho de 1983, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, 95.887 pessoas viram o Brasil derrotar num amistoso a União Soviética por 3-1, num recorde absoluto da história do esporte. No dia 6 de Julho de 1995, no Ginásio do Mineirinho, em Belo Horizonte, foi batido o recorde de público numa partida in door: 25.326 torcedores superlotaram o ginásio para ver a Itália bater o Brasil por 3-2, na fase decisiva de classificação para as finais da Liga Mundial daquele ano.
http://3.bp.blogspot.com/-xhDuxX84074/TayFki9AryI/AAAAAAAAABs/6muoyrt9Siw/s1600/bra+x+urss.jpg


O saque Jornada nas Estrelas. Tipo específico de saque por baixo, em que a bola é acertada de forma a atingir grandes alturas, em torno 25 metros. Foi executado pela primeira vez pelo atleta brasileiro  Vicente Pinheiro Chagas, no início da década de 50. Vicentão, como era conhecido em Minas Gerais, executou esse tipo de saque quando jogava pelo Clube Atlético Mineiro. Muitos anos depois, Bernard, aplicou esse tipo de saque na praia no início da década de 80, e o levou para os ginásios com muito sucesso.


Fonte:Wikipédia 

Por:Ricardo Madruga

7 comentários:

  1. Nem Sabia que começava sexta..estarei vendo..vlwwwwwwww

    ResponderExcluir
  2. Oi,pegando imformação para trabalho de EDF !! bj

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse site me ajudou muito. Parabens!!!

    ResponderExcluir
  4. fazendo trabalho de ed.f.Ela nuca para de passar ,mas este blog me ajudou valeu!se nao fosse vcs eu estaria frita,eu iria ganhar um 0 perfeito!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir