29 de maio de 2011

Conheça os prós e contras da comida japonesa


Nunca se comeu tanta comida japonesa no Brasil como nos últimos anos. Os restaurantes japoneses viraram moda e agradam a todas as idades. Por incluir alimentos naturais, como peixes, legumes, frutas e algas marinhas, trata-se de uma culinária, geralmente, equilibrada e saudável. 


Mas o consumo desses alimentos deve ser moderado. Alguns pratos são menos calóricos do que os outros, mas se qualquer um deles for consumido em excesso, haverá ganho de peso. Não é porque a comida é natural que não possui calorias. Ainda de acordo com os especialistas, molho de soja, típico dessa culinária, contém alta concentração de sódio e não deve ser amplamente utilizado, pois pode aumentar os níveis da pressão sangüínea. É preciso também tomar muito cuidado na hora de consumir peixe cru (sushi), pois um prato mal preparado pode conter bactérias extremamente perigosas. 

As pessoas devem ficar atentas na escolha do restaurante. Quando elaborada por profissionais  qualificados, a comida japonesa traz inúmeros benefícios ao paladar e à saúde. 

Muito utilizados na culinária japonesa, os peixes mais indicados são: salmão, atum, robalo, namorado, linguado. "Antes do consumo, é muito importante observar a aparência, que deve estar com cor suave e fibras firmes. O odor também deve ser suave", ressalta os nutricionistas. Por se tratar de peixes crus, devemos lembrar que se deterioram facilmente quando elaborados e armazenados de forma incorreta. 



Mas nem só de peixe é feito o cardápio japonês. Um ingrediente muito utilizado é a soja. Sábios, os japoneses não a utilizam à toa. "Eles normalmente não usam carnes vermelhas (que possuem maior quantidade de ferro do que a encontrada no peixe) em seus pratos. Mas a falta delas não prejudica o equilíbrio da dieta. A soja, que compõe o tofu (uma espécie de queijo) e o missô (pasta de soja fermentada e servida com caldos e sopas), consegue suprir a falta de carne vermelha".

Seguindo o costume japonês, o chá verde, que caiu no gosto do ocidente, pode ser ingerido sem açúcar ao final da refeição. Ele é antioxidante e combate os radicais livres, que são prejudiciais à saúde. 

Alimentos mais consumidos e seus benefícios 


Broto de feijão: deve ser consumido cru, em saladas. É rico em vitamina C e fibras. 

Nabo: também deve ser consumido cru, é rico em fibras e ajuda na digestão. 

Arroz branco: Preparado sem sal nem gordura, é fonte de carboidrato e aminoácidos essenciais (deve ser ingerido em porções moderadas) 

Gengibre e raiz forte (wasabi): são anti-bactericidas e também auxiliam na digestão. 

Shitake: (cogumelo, comum na culinária japonesa) estimula a defesa imunológica. 


Sashimi: por ser peixe cru fatiado, possui poucas calorias (cerca de 20 cal/unidade). É excelente fonte de proteína e principalmente de ômega 3. Contribui para diminuir os níveis de colesterol no sangue. 


Tempurá: legumes, verduras, frutos do mar, empanados e fritos: Uma unidade tem, em média, 80 calorias.



Fonte: Site Bonde


Resolvi fazer esse post por amar comida japonesa e pesquisando verifiquei como essa culinária pode beneficiar a saúde e também os cuidados que devemos ter quando formos ingerir qualquer alimento. 


Por Renata Oliveira

2 comentários:

  1. nunca fui fã de comida japonesa, mas enfim, gosto é gosto...

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro comida japonesa e só a descobri agora aos 44 anos, mesmo assim valeu a pena! Gosto de tudo! E claro, existe gosto para tudo! O que seria do verde, se todos só gostassem do rosa!!!kkkkkkk bjs

      Excluir