2 de maio de 2011

Unhas fracas?

Tomar os devidos cuidados na hora de fazê-las pode ser a solução



Os esmaltes viraram quesito obrigatório no look, e nós mulheres adoramos desfilar por aí com unhas incríveis. Mas atenção, pois uma simples retirada de cutícula pode virar uma enorme dor de cabeça. Por isso, todo cuidado é pouco e a higiene fundamental na hora de fazer as unhas. A dermatologista Kátia Lutfi, especialista em medicina estética, responde às principais questões sobre o tema. Confira!

1-Devemos retirar a cutícula?

Apesar de ser um hábito, a cutícula é a barreira natural da unha contra os agentes infecciosos. Não deve ser retirada. A recomendação é deixar sempre as unhas bem cortadas, hidratadas e empurrar a cutícula com uma espátula, sempre com muito cuidado.

2- É necessário ficar sem esmalte nas unhas para que elas "respirem"? Se sim, por quanto tempo?

O excesso de esmalte pode ser a causa do enfraquecimento das unhas, já que contêm produtos químicos que causam desgaste. Para evitar esse tipo de problema, é importante deixá-las ao natural pelo menos uma semana por mês. Sete dias longe do esmalte, acetona, alicate e lixa ajudam na recuperação, devolvem o brilho e impedem que elas quebrem com facilidade.


3- Quais as consequências do ato de roer as unhas?

Também conhecido como onicofagia, roer as unhas pode trazer sérias lesões podendo trazer algumas consequências como deformidades e até mesmo a destruição definitiva das unhas. Pode acarretar infecções bacterianas e virais, já que o pós-trauma deixa uma "porta aberta" para esses micro-organismos, que podem prejudicar a área do contorno da boca, dos dedos, das cutículas e do aparelho digestório.


4- Lixar enfraquece as unhas?

Unhas bem lixadas têm menos chances de quebrar, portanto isto não as tornam mais fracas.

5- Como ocorrem as contaminações?

A contaminação por hepatite C ocorre pelo contato com o sangue: se uma pessoa infectada usa alicate de unha e equipamentos perfurantes e se fere, o vírus fica em contato com a superfície do aparelho. Uma pessoa não contaminada usa o mesmo equipamento, também se fere e se contamina com o vírus. Por conta deste perigo, recomendo o uso de um kit manicure pessoal.

Revista Corpo

Por Renata Oliveira

2 comentários:

  1. Pois eu jurava que lixar a unha enfraqueciaa .
    adorei seu blog . :]
    beijos boa noite
    segue lá
    katlaranny.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Katla;
    Obrigada pela visita. Realmente são dicas muito bacanas! Obrigada pela visita =)

    Abraços

    ResponderExcluir