28 de junho de 2011

Dicas de Português: Uso facultativo da crase e Uso da Concordância Nominal em frases


Você sabia que há casos em que o uso do acento indicativo da crase é facultativo?
Vejamos também algumas pequenas dúvidas de concordância nominal.
CRASE FACULTATIVA
1. Antes de pronome possessivo adjetivo feminino singular (minha, tua, sua, nossa, vossa). O uso do artigo é facultativo.
Sua tia veio aqui. = A sua tia veio aqui. ð Refiro-me a/à sua tia.
O mérito pertence a/à minha filha e não à sua.
Observação: vindo o possessivo no plural, só há crase em às (= preposição a + artigo as).
Refiro-me suas idéias. Refiro-me às suas idéias. Conheço as suas idéias.
Fez alusão a minhas falhas. Fez alusão às minhas falhas.

2. 
Antes de nome de mulher (o uso do artigo é facultativo).
Maria ganhou um carro. = A Maria ganhou um carro. ð Dei o carro a/à Maria.
Sílvia recebeu o livro. = A Sílvia recebeu o livro. ð Mandei o livro a/à Sílvia.
Observação: antes de nomes de pessoas célebres não há artigo; logo, não há crase.
Joana d’Arc viveu ali. ð Ele fez referência a Joana d’Arc.
Cleópatra ficou célebre. ð Fizeram alusão a Cleópatra.
3. Depois da preposição até (o uso da preposição a é facultativo). No Brasil, é preferível nãousarmos o acento da crase: Fui até a/à praia. Ficamos ali até as/às 10 horas.
Concordância nominal
1ª) “Nadou cem metros LIVRE ou LIVRES e correu cem metros RASO ou RASOS?”
Na natação, LIVRE é o estilo, é NADO LIVRE; no atletismo, RASOS são os cem metros: “São cem metros LIVRE” e “São cem metros RASOS.”
“São cem metros PEITO ou BORBOLETA.”
“Vamos conferir os recordes dos cem metros nado BORBOLETA FEMININO.”
“Cleber Machado narra os cem metros PEITO FEMININO.”
2ª) VOSSA EXCELÊNCIA ficou SATISFEITO ou SATISFEITA?
VOSSA EXCELÊNCIA é um pronome de tratamento do gênero feminino, seja homem ou mulher. Seguindo as regras gramaticais, diríamos: “VOSSA EXCELÊNCIA ficou SATISFEITA”.
Entretanto, quando se trata de homem, concordamos com a idéia subentendida: “VOSSA EXCELÊNCIA ficou SATISFEITO”. É que chamamos Silepse de Gênero. É a forma mais usual e totalmente aceitável.
3ª) ZERO GRAU ou ZERO GRAUS?
O numeral ZERO deixa a palavra seguinte no SINGULAR.
“Estava ZERO GRAU.”
“É ZERO HORA.”

Fonte: Professor Sérgio Noronha
Por Renata Oliveira

Um comentário:

  1. Aula rápida e prática; pra quem está na época do vestibular, isso é ótimo! Regras básicas, mas que fazem toda a diferença.

    ResponderExcluir