4 de junho de 2011

Como tratar e prevenir lábios ressecados ou rachados



Por que os lábios são os primeiros a sofrer com alterações do clima ?
Os lábios estão em uma área de transição entre a pele “propriamente dita” e a mucosa, então possuem pele mais fina. Além disso, não possuem glândulas sebáceas (que produzem a nossa hidratação natural). Assim, tanto os extremos das temperaturas, quanto o ar seco, favorecem prematuramente e com muito mais intensidade o ressecamento dessa pele frágil do que o resto do corpo.
Como prevenir e tratar?
A ideia será sempre evitar a perda de água. Uma boa opção para isso é usar substâncias hidratantes que levam mais água para essa pele e/ou materiais oclusivos que impeçam a saída da água.
Para algumas pessoas, ao pensar em protetor labial, vem logo à mente a “Manteiga de Cacau”. No entanto, hoje existem produtos no mercado que possuem novos componentes hidratantes, que são cosmeticamente mais agradáveis.
A dermatologista Gisele Cristine Teixeira Barbosa indica o uso de pomada Bepantol (Bayer), pois:
  • É barato.
  • Rende muito. Um tubo poderá durar o ano todo (em média).
  • Não tem cheiro e não tem cor (ótimo para os homens também utilizarem).
  • Fica um tempão nos lábios, podendo durar horas.
  • Não arde e não faz mal à saúde.
Segundo a especialista,” quem preferir poderá aplicar o batom de sua preferência por cima dele. O batom fixa melhor e ninguém percebe que você está com uma proteção hidratante extra. Ao longo do dia você pode carregar com você um outro protetor labial pequeno (desses que vendem em farmácias mesmo) para repassar se achar necessário.
O princípio ativo da pomada é o Dexpantenol (pró-vitamina B5), que tem poder hidratante e ajuda na função de barreira da pele, evitando a perda de água e diminuindo o contato direto do ar frio do inverno (ou quente do verão) e seco.
Como usar?
Aplique o produto com o dedo em todo o lábio superior e inferior, duas vezes por dia (de manhã após escovar os dentes e antes de dormir). Pode ser usado quando os lábios já estão ressecados, mas o ideal é que se use todos os dias para prevenção.
MAS ATENÇÃO:
Sempre que alguma lesão labial não melhorar em 3 dias, apresentar secreção, sangramento que não se resolve, inchaço, vermelhidão intensa ou qualquer outro sintoma persistente não usual, procure seu dermatologista para uma avaliação.
fonte: Dra. Gisele Cristina Teixeira Barbosa
Por Renata Oliveira

2 comentários:

  1. Sempre to com isso!
    Uso manteiga de cacau mesmo!
    bom saber essas coisas..vlwlwlw

    ResponderExcluir
  2. sempre estou com isso 2!!!
    obrigado pelas dicas!
    abraços

    ResponderExcluir