24 de abril de 2011

Vilões perigosos para o seu cabelo


Se for impossível fugir desses inimigos, ao menos saiba como se preparar para enfrentá-los, minimizando os danos


O fator clima
"Tanto o vento como o sol podem pode causar verdadeiras fraturas nos cabelos, mais ou menos graves, dependendo do número de camadas atingidas. Também podem causar danos ao couro cabeludo, onde os cabelos iniciam a sua fabricação: o bulbo e as papilas", explica o dermatologista Murilo Drummond, professor do Instituto de pós-graduação Médica Carlos Chagas. "Eles induzem a degradação das proteínas que compõem o fio", complementa a dermatologista Shirlei Borelli.

Como se proteger: nos momentos em que estará mais exposto, num passeio pela praia, por exemplo, use lenços ou bonés com tecidos que ofereçam proteção solar. Aplicar um protetor com FPS, especialmente desenvolvido para os fios, também é uma ótima opção.


Ação mecânica
Pode parecer bobagem, mas qualquer movimento brusco que fazemos na hora de pentear os fios acaba aumentando os riscos de quebrá-los. Além disso, se os cabelos ficam muito esticados quando presos, podem sofrer danos em sua parte mais externa. "O resultado é que começam a aparecer pontas duplas e os fios adquirem um aspecto mais áspero e rebelde", afirma a dermatologista Daniela Presente Taniguchi de Barros, professora da Faculdade de Medicina do ABC.


Como se proteger: "A melhor maneira de desembaraçar os fios é durante a lavagem, quando eles ainda estão com o condicionador. E o ideal é começar pelas pontas, para subir em direção à raiz. Além disso, quanto mais crespos os cabelos, mais largos devem ser os dentes do pente", ensina a dermatologista Mônica Aribi. Na hora de prender, use elásticos encapados com tecido.

Produtos químicos
O uso de um xampu inadequado pode prejudicar a saúde dos fios. Assim, um produto muito adstringente, se aplicado num cabelo que já tem tendência ao ressecamento, resultará em fios ainda mais secos e muito mais frágeis. Porém as químicas contidas na maioria das tinturas e nos produtos que mudam a textura do fio (do cacheado para o liso e vice-versa) são ainda mais perigosas. "Esses produtos criam verdadeiras fissuras nos cabelos, pois essa é a única maneira de introduzir as substâncias necessárias para uma modificação maior na aparência. Só que essas mesmas fraturas é que facilitam a penetração de impurezas e que deixam o fio ainda mais suscetível à degradação, quando em contato com outros agentes nocivos, como o sol", explica Drummond.

Como se proteger: na medida do possível, as tinturas devem ser retocadas apenas na raiz. "E quanto menos amônia elas contiverem na fórmula, melhor", diz Mônica Aribi. Quanto aos produtos para modificar a textura dos fios, o ideal é aumentar o intervalo entre uma aplicação e outra e tentar compensar os danos sofridos com uma boa hidratação. "No caso da escova progressiva, fuja dos produtos que contêm mais de 1% de formol em sua composição", alerta Mônica. "O tioglicolato de amônia é uma opção mais segura, em relação ao formol", complementa Daniela Barros.


Secador e chapinha 
Quando os fios são submetidos a altas temperaturas, eles acabam sofrendo uma queimadura, tanto quanto a pele em contato com o sol. Como se proteger: "Antes de começar a modelar os cabelos, use um bom protetor térmico nos fios", indica Mônica Aribi. Também vale usar o secador sempre em movimento, o mais distante possível dos cabelos, e regulado em temperatura média. "Quem tem cabelos finos e ressecados precisa evitar o máximo possível a utilização de chapinhas", avisa Daniela Barros. 

Fonte: Vida e Saúde

Dicas importantíssimas para você cuidar ainda mais dos seus cabelos!


Por Renata Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário