14 de fevereiro de 2012

Você conhece o Rúgbi?

  

Não é novidade que o rúgbi vem crescendo no Brasil. Esse crescimento tem duas razões principais: A primeira é em função dos Jogos Olímpicos de 2016,outro fator são os canais de tv a cabo passarem todos os campeonatos de rúgbi.Esses fatores são importantes para o interesse e consequentemente o crescimento do esporte no Brasil.
Conheça um pouco mais o esporte

Existem duas formas de rugby: o Rugby Union e o Rugby League, com regras diferentes.

O termo Rúgbi é o correto no português do Brasil, ao passo que Râguebi é usado em Portugal.


 

A forma do Rugby Union é a mais difundida ao redor do mundo, e é praticada no Brasil. Existem duas modalidades principais do Rugby Union: a tradicional com 15 jogadores de cada lado (XV ou 15-a-side) e a modalidade reduzida do Seven-a-Side (Seven , Sevens ou 7s), disputada com as mesmas regras, com apenas pequenas variações.


Bola
 
A bola de rúgbi é de formato oval, varia de 28,0 cm à 30,0 cm, com uma circunferência total de 74,0 cm a 77,0 cm, e de seção transversal de 58,0 cm à 62,0 cm, sua pressão deve estar entre 65,71 e 68,75 kPa, tendo assim, entre 410 à 460 gramas.


Campo

 
O campo é de formato retangular, tem comprimento máximo de 144 metros e largura máxima de 70 metros, e não há um mínimo determinado. A superfície é preferencialmente de grama, mas também pode ser areia, barro, neve ou grama artificial.


Tempo
2 tempos com 40 minutos cada. Após o fim de 40 minutos, o jogo se encerra quando a bola sair de campo, quando forem anotados pontos ou quando o time em posse da bola cometer uma falta.

Número de jogadores

 

São 15 jogadores de cada lado, sendo 3 especialistas (pilares e hooker). Uma equipe pode efetuar 7 substituições, sendo 2 reservadas para jogadores especialistas.

Cartão amarelo: um jogador que comete uma falta grave pode ser punido com um cartão amarelo, que o colocado por 10 minutos de fora da partida.

Cartão vermelho: um segundo cartão amarelo ou uma falta gravíssima são punidos com a expulsão do atleta.

Objetivo e pontuação

Existem quatro formas de se pontuar no rúgbi, sendo elas o objetivo do jogo.

 
Try (ensaio) – quando o jogar consegue apoiar a bola no chão dentro do chamado in-goal (área de validação), isto é, atrás da linha das traves (do gol). Vale 5 pontos.


 
Conversão: após um try, a equipe que pontuou tem direito a um chute a gol valendo 2 pontos. O chute é dado a partir de um ponto em uma reta que passe pelo local onde foi feito o try e seja perpendicular à linha de fundo. A bola deve passar sobre a trave horizontal e entre as traves verticais.


 
Chute de Penalidade (Penal): faltas graves podem ser punidas com um chute de penalidade. O time que recebeu a falta pode optar por um chute do local onde a falta foi cometida. A bola deve ser apoiada no chão para o chute ser efetuado. A bola deve passar sobre a trave horizontal e entre as traves verticais. Vale 3 pontos.


 
Drop goal (pontapé de ressalto): em qualquer momento da partida, um jogador pode efetuar um chute a gol, que vale 3 pontos. Antes de ser chutada, a bola deve obrigatoriamente tocar o solo. A bola deve passar sobre a trave horizontal e entre as traves verticais.


Por:Ricardo Madruga




7 comentários:

  1. Eu assisto sempre as transmissões pela ESPN acho interessantíssimo o jogo!

    ResponderExcluir
  2. Muito confuso para mim! Meu irmão treina futebol americano, ele diz que Rúgbi e Futebol Americano são muito diferentes! Abraço!
    Parabéns pelo blog!

    Comente também:
    http://enricows.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Nooossa, eu nunca tinha visto, mas pareceu interessante :)

    ResponderExcluir
  4. Eu acho esse esporte tão estranho, sei lá.

    bjiimm e ótima quarta-feira

    http://meuamorpaquistanes.blogspot.com/

    http://muslimahfashionn.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. eu me lembro pelo ep da série f.r.i.e.d.s

    ResponderExcluir
  6. Não acredito que você falou sobre este esporte!
    Eu ADORO rúgbi. Inclusive, sempre que tenho um tempinho, paro pra assistir os jogos (do meu time, claro HAHAHAo All Blacks). Tanto este quano o Futebol Americano são bons. No entanto, é uma pena que não receba a devida atenção por aqui.

    ResponderExcluir