5 de agosto de 2011

História da cerveja - Antiguidade

Hoje é o Dia Internacional da Cerveja,por isso fomos buscar sobre a história dessa bebida que teve origem na antiguidade e até hoje é quase uma unanimidade.


Não é tarefa fácil determinar em que período terá sido produzida a primeira cerveja. Acredita-se que essa tarefa seja talvez tão antiga como a própria agricultura. De facto, sabe-se que o Homem conhece o processo de fermentação há mais de 10.000 anos e obtinha nessa época, mesmo em pequenas quantidades, as primeiras bebidas alcoólicas. Especula-se que a cerveja, assim como o vinho, tenha sido descoberta acidentalmente, provavelmente fruto da fermentação não induzida de algum cereal. Afirma-se que a descoberta da cerveja se deu pouco tempo depois do surgimento do pão. Os sumérios e outros povos teriam percebido que a massa do pão, quando molhada, fermentava, ficando ainda melhor. Assim teria aparecido uma espécie primitiva de cerveja, como "pão líquido". Várias vezes repetido e até melhorado, este processo deu origem a um género de cerveja que os sumérios consideravam uma “bebida divina”, a qual era, por vezes, oferecida aos seus deuses.


À produção de cerveja é proveniente da Mesopotâmia, mais propriamente da Suméria. Tratam-se de inscrições feitas numa pedra, relativas a um cereal que se utilizava em algo similar à produção de cerveja. Também desta civilização foi encontrada uma placa de barro (selo), recolhida em Tepe Gawra e datada de cerca de 4000 a.C., onde se vêm duas figuras que bebem possivelmente cerveja de um pote, utilizando para isso longas palhas, tradicionalmente usadas para aspirar a bebida e evitar a ingestão dos resíduos de cereal. Aliás, o Hino a Ninkasi (c. de 1900-1800 a.C.), a deusa da cerveja dos Sumérios é, na realidade, uma receita de cerveja. Refira-se, por curiosidade, que Ninkasi significa algo como "senhora que enche a boca". A nomeação mais corrente da cerveja suméria é sikaru, feita a partir da fermentação de grãos de cereal.


A produção de cerveja era uma actividade caseira, a cargo das mulheres, que também estavam encarregadas de fazer o pão. Os textos sumérios revelam-nos também a existência de tabernas, geridas por mulheres, locais de divertimento sobretudo masculino, em que se comia e bebia em convívio.

Fonte:Cervejas do Mundo

Por:Ricardo Madruga

6 comentários:

  1. Mas como é bom saber essas coisas! Fabricar cerveja em casa, quem diria? Hehehe, estou ciente da popularidade que a cerveja adquiriu, e não sou contrária a ela, porém, caindo nos clichês, todos sabem que bebê-la é ótimo enquanto o fizermos com moderação. :D

    ResponderExcluir
  2. espumas na cerveja assim como as do mar...

    me add no msn

    alexandrespop@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. ah , a boa e velha cerveja!
    nem sabia que tinha um dia para ela, mas agora que descobri vou celebrar \o/

    ResponderExcluir
  4. Mas que post interessante! Sabe, sempre que venho ao teu blog aprendo alguma coisa, por isso que gosto tanto dele.

    *E não é que parece o Clark Gable mesmo? Fiquei impressionada HAHAHA

    Até mais!

    ResponderExcluir
  5. Hahahaha Apesar de eu não beber, o post foi bacana ;)
    Amo essas curiosidades que vcs postam aqui!

    Sucesso sempre e bjaooo
    www.equemnaoamaviajar.blogspot.com

    ResponderExcluir