10 de novembro de 2011

Professora aponta possíveis temas para redações de vestibulares deste ano




Para quem está se preparando para prestar vestibular no final do ano, é importante dar uma atenção especial à escrita, uma vez que a prova de redação costuma ser um dos itens de maior peso nas avaliações e pode ser um importante diferencial para garantir a tão sonhada vaga na universidade.
Neusa Maria Araújo, professora de literatura, gramática e redação e suporte pedagógico do Ensino Médio do Ético Sistema de Ensino, da Editora Saraiva, indica cinco temas que podem cair este ano e dá algumas dicas para ajudar os estudantes a produzir um texto que seja bem-avaliado.

Possíveis Temas:
1 – Resgate da cidadania do brasileiro. Tendo em vista os muitos escândalos políticos, queda de ministros e a “faxina” promovida pela presidenta, a professora acredita que existe a possibilidade de esse tema ser explorado. “Na abordagem desse assunto, que fará com que o aluno pense sobre ética, política e cidadania, é importante mostrar-se crítico e sabedor da complexidade do tema, sem propor soluções mágicas”, explica Neusa.
2 – A capacidade de superação do ser humano. Diante das tragédias naturais e sociais, é possível a exploração de um tema mais subjetivo como esse, que faça o aluno refletir a respeito de onde vem a força para começar tudo de novo.
3 – Bullying e Homofobia. Os acontecimentos violentos que marcaram a sociedade brasileira em 2011 abrem espaço para a exploração de várias vertentes sobre esses dois temas.
“Na abordagem deles, é importante que o aluno fale sobre a importância da diversidade e da aceitação do diferente, o que é muito mais do que tolerar, já que isso pressupõe certa superioridade daquele que ‘tolera’. Ainda dentro da violência, é bom pensar sobre o álcool na adolescência e as trágicas consequências do uso abusivo dessa droga socialmente aceita”.
4 – As transformações provocadas no ser humano pela evolução das tecnologias de comunicação. Em uma referência ao livro 1984 e ao reality show em que vivemos diariamente, com câmeras por todos os lados, é possível pedir ao vestibulando que aborde esse tema. Neste caso, a indicação é levantar prós e contras.
5 – Talento e maldição. Na linha mais subjetiva, tomando como mote a morte de Amy Winehouse, outra aposta temática é falar sobre a incapacidade do ser humano de lidar com o sucesso e com o dinheiro.

Dicas para Escrever Bem
 Ler com muita atenção os textos da coletânea para se identificar o mote, que, às vezes, está subentendido. “Fugir do tema é um erro mortal”. Fazer as conexões corretas para uma exploração ampla do assunto também é de fundamental importância. “Uma abordagem superficial, simplista, prejudica muito a nota do aluno.
Se o gênero exigido for a dissertação, a professora indica que o estudante esteja atento à introdução, que deve conter a ideia-núcleo a ser desenvolvida, e retomar essa ideia na conclusão do texto.
No desenvolvimento da redação, ela recomenda que, sempre que possível, sejam usados argumentos e contra-argumentos, o que aumenta o poder de convencimento.
Dicas:
- Escrever com adequação vocabular, coerência e coesão.
- Estar atento à regência e concordância (erros que têm peso significativo na correção).
- Fazer textos dissertativos preferencialmente em terceira pessoa e evitar clichês, redundâncias, gírias e expressões coloquiais, a não ser que sejam usados como exemplos, mas sem cair em uma linguagem artificial.

Fonte: Portal Educação
São dicas importantes para você que irá prestar vestibular ou fazer concurso.
Por Renata Olivera

6 comentários:

  1. O bullying é um bom tema! Provavelmente será abordado mesmo que não seja na redação.
    Ótimo post e dicas!
    Seguindo aqui já. Passa lá pelo Sook e segue e comenta também.
    BjO

    ResponderExcluir
  2. Já passei dessa fase faz tempo eheheheh... Mas as dicas são ótimas... Certamente esses temas vão aparecer nos vestibulares, eles estão em alta....

    ResponderExcluir
  3. temas é o que não faltam

    http://rocknrollpost.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Uai, comentou no meu blog, recebe um comentário de volta.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado por seguir o Sook!
    Espero que volte mais vezes por lá...
    Seguindo aqui também!
    BjO

    ResponderExcluir
  6. Desses temas, acredito que sobre Bullying, homofobia e tecnologias, com certeza algo será abordado. Se não for na redação, em outra parte da prova, com certeza! Seu post fez lembrar-me de quando fiz o vestibular para a UFG... redação sempre foi meu forte! :) bjks
    http://jlmilinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir