9 de novembro de 2011

Coração partido e queimadura são a mesma coisa para o cérebro



A ciência finalmente confirmou o que qualquer um que já esteve apaixonado sabe: levar um fora doi. Fãs da balada melosa dos anos 60 agora estão cientificamente corretos ao cantarem “Love Hurts”.
Em um novo estudo utilizando ressonância magnética funcional (RMF), pesquisadores descobriram que as mesmas redes cerebrais ativadas quando você se queima com café quente também entram em ação quando você pensa em uma pessoa que te desprezou.
Em outras palavras, o cérebro não parece distinguir claramente dor física de dor emocional intensa. Mágoa e rompimentos dolorosos são “mais do que apenas metáforas”.
“O que é interessante sobre estes resultados”, “é que eles definem a forma direta pela qual experiências emocionais podem estar ligados ao corpo”.
Recrutaram 21 mulheres e 19 homens que não tinham histórico de dor crônica ou doença mental, mas que haviam sido dispensados pelo(a) parceiro(a) nos últimos seis meses. Os voluntários foram submetidos aos testes de ressonância magnética – que mede a atividade cerebral por meio de mudanças no fluxo de sangue – durante duas tarefas dolorosas.
“Traumas do passado podem tornar as pessoas mais sensíveis à dor e, portanto, mais suscetíveis a doenças como fibromialgia, que causa tanto dor crônica quanto fadiga”, alerta Scheman. Ela e sua equipe encorajam seus pacientes a “explorar seus traumas emocionais”, mas muitos relutam em fazê-lo.
Fonte: Portal Educação
Essa relação da mente humana com as emoções do coração, creio eu, mera leiga, que fazem total diferença. Quando estamos tristes ou com problemas normalmente ficamos reclusos e uma das coisas que perdemos também é a fome. E com você? O que acontece?
Por Renata Oliveira

6 comentários:

  1. Nem precisava de um estudo para esta confirmação... MAs, acho muito válida a busca da relação entre dores e doenças emocionais manifestando-se fisicamente!

    Muito interessante o post!

    ;D

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkk, interessante esse estudo neh
    emoções, elas sempre nos pegam de surpresa. é algo que nao temos controle...
    xD

    ResponderExcluir
  3. Mas veja só que interessante!
    É bom saber que estudiosos pesquisam sobre isso, buscam respostas ... deve ser um campo extremamente interessante para trabalhar.

    Excelente post!

    ResponderExcluir
  4. super concordo
    http://www.hrdoblush.com/

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante
    concordo totalmente
    Adorei
    comenta no meu tbem?
    Lifetecno2011.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. nossa muito interessante, mas como se prevenir isso??rs lindo blog, amei! obrigada pela visita, sigo todos que me segue!http://anavidadeestilista.blogspot.com/

    ResponderExcluir