3 de setembro de 2011

Culinária Bão Demais: Sorvete de nutella


Ingredientes:

Sorvete:
4 ovos grandes
50 g de açúcar refinado
180 g de nutella
150 ml de creme de leite fresco
50 g de avelãs sem pele tostadas

Calda de chocolate:
85 g de leite integral
100 g de chocolate meio amargo picado
40 g de creme de leite fresco
10 g de manteiga sem sal
25 g de açúcar refinado
óleo para untar

Modo de Preparo:
Unte levemente com óleo, ou umedeça com água, uma fôrma para bolo inglês de 22 cm x 12,5 cm. Forre a fôrma com um filme plástico, deixando-o bem esticado. Numa tigela refratária, aqueça os ovos com o açúcar em banho-maria (como para génoise).

Transfira a mistura para a batedeira e bata até esfriar. Retire da batedeira e acrescente, aos poucos, 2/3 da nutella, incorporando delicadamente. A seguir, junte o creme de leite batido em ponto de chantilly, aos poucos, e metade das avelãs picadas. Despeje a mistura na fôrma e espalhe o restante da nutella, deixando que afunde no creme.Cubra a fôrma com filme plástico, leve ao freezer e deixe até o dia seguinte.

Calda de chocolate: ferva o leite numa panela e retire do fogo. Junte o chocolate picado, mexendo até dissolver completamente. Adicione o creme de leite, a manteiga e o açúcar, volte ao fogo até levantar fervura. Deixe por mais 3 minutos e desligue o fogo. Espere esfriar antes de usar. Desenforme o sorvete e sirva com a calda de chocolate, salpicado com avelãs restantes. Se preferir, sirva o sorvete boleado, morangos e hortelã.
Fonte: Saibaja

Tomei semana passada e posso garantir é.... MARAVILHOSO!

Por Renata Oliveira

2 comentários: