14 de novembro de 2011

Pacificação nas comunidades da Rocinha e do Vidigal como tudo aconteceu


As comunidades da Rocinha, do Vidigal e da Chácara do Céu, na Zona Sul do Rio, foram pacificadas neste domingo (13/11), sem confronto. Cerca de 3 mil policiais dos Batalhões de Operações Policiais Especiais (Bope) e de Choque e das polícias Civil, Federal e Rodoviária participam da Operação Choque de Paz, que teve início às 4h e contou com o apoio de 7 helicópteros das polícias Civil e Militar, 18 veículos blindados dos Fuzileiros Navais e 6 do Bope. As comunidades foram oficialmente ocupadas pelo Estado às 6h.


- Hoje é um dia histórico para o Brasil. A retomada das comunidades foi realizada com a união das forças policiais públicas, todos trabalhando por um bem em comum. São os três níveis de governo juntos no resgate de comunidades antes dominadas pelo poder paralelo.


Os trabalhadores das comunidades agora terão dignidade e paz - afirmou o governador Sérgio Cabral, durante visita feita, nesta manhã, ao 23º Batalhão de Polícia Militar, no Leblon, onde funciona o Centro de Comando e Controle da Operação Choque da Paz.


A Secretaria de Segurança Pública divulgou no início da noite deste domingo (13) o balanço final de apreensões no primeiro dia de ocupação das favelas da Rocinha e do Vidigal, na zona sul do Rio de Janeiro. De acordo com a pasta, até as 18h, foram apreendidas 20 pistolas, 15 fuzis, três granadas, uma submetralhadora, duas espingardas, 20 rojões, cerca de 16 mil munições de diversos calibres (fuzis 762 e 556, pistolas 9 mm e 40, e metralhadora ponto 40), sete lunetas, 61 bombas artesanais, 102 carregadores para fuzil e outros 56 de calibres diversos.

Amanhecer no Morro do Vidigal



Amanhecer na Rocinha



Muita paz para todos nós! 

Por Renata Oliveira

5 comentários:

  1. Acho que vai ser um divisor de águas agora para o povo do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  2. Neguinho tremeu na base quando soube que a Força Naval ia lá!

    ResponderExcluir
  3. Sabe ... acho tanta coincidência essas ações justamente neste período de Copa e Olimpíadas. Não sei, pode ser só uma bobagem, mas e depois disso tudo? Será que os governantes vão se preocupar também?

    Enfim, vamos esperar pra ver o que vai dar.

    ResponderExcluir