8 de julho de 2011

Seriados dos Anos 50 e 60

Durante as duas primeiras décadas da TV brasileira, um produto já consagrado nos EUA chega também a casa dos brasileiros caindo rapidamente no gosto popular, O Seriado de TV. Os anos foram passando, as décadas e ainda hoje esperamos ansiosamente mais um episodio, mais uma temporada de nossos seriados preferidos. E não é difícil você se encantar e virar fã de um seriado já que a quantidade de temas é muito grande atendendo assim a todos os gostos.(Clique aqui para ver as aberturas dos seriados)

Década de 50-60
Quando vamos em busca da história dos seriados encontramos nas décadas de 50 e 60 seriados que marcaram época e que ate hoje ainda são lembrados e para alegria de seus fãs alguns ainda são reprisados em canais de TV, reforçando assim o sucesso que fizeram em sua época. Vamos então aqui relembrar alguns desses seriados
Os primeiros detetives e agentes secretos:
Um mistério, um crime, uma conspiração, uma trama e um personagem capaz de resolver o caso com toda sua inteligência, logica, equipamentos e seu charme, são esses os elementos marcantes dos  detetives particulares e agentes secretos dos seriados da época.  Vamos relembrar alguns desses personagens:


- O SANTO:  um aristocrata americano colecionador de antiguidades que envolve-se em espionagem e aventuras policiais, o protagonista era o ator Roger Moore.
- HONEY WEST:  com a atriz Anne Francis no papel principal este seriado é considerado o primeiro a dar destaque a mulher como protagonista nesse tipo de seriado.


Os jovens ganham espaço nos seriados:

Durante a década de 50 os seriados direcionados aos jovens não eram muito comuns, mas as transformações ocorridas na década de 60 motivam a criação de alguns seriados que tratam desse universo. 
- ROTA 66: um Corvette recebido de herança e dois jovens, Tod e Buz em busca de novas experiências viajam pelos EUA vivendo diversas aventuras.
- OS MONKEES:  estrelado pelo grupo pop da época que tinha o mesmo nome o seriado mostrava a musica dos rapazes e suas aventuras, fugindo dos padrões da época o seriado era como um desenho animado com humanos.

Lar doce lar

Um tema comum que permeava diversos seriados da época era a questão familiar de feiticeiras a famílias do velho oeste encontramos de tudo quando o tema é família.

-I LOVE LUCY: um dos seriados mais famosos da época mostrava uma dona de casa carismática e engraçada vivendo seus problemas cotidianos. Foi com esse seriado que surgiu o termo sitcom(comedia de situação)

- A FEITICEIRA: bastava mexer a pontinha do nariz e Samantha resolvia os problemas e as encrencas de seu cotidiano, ate hoje podemos nos encantar com as aventuras dessa dona de casa, alguns canais de TV reprisam a serie.

- JEANNIE É UM GENIO:  o objetivo de Jeannie era fazer de tudo pra agradar seu amo, o astronauta Tony Nelson, mas esses agradados sempre causavam grandes confusões, mas como magica no fim de cada episodio tudo acabava bem.

-BONANZA: um pai e seus três  filhos vivem em sua fazenda Ponderosa, no oeste selvagem, os Cartwright vivem diversas aventuras defendendo suas terras, a região e os valores familiares.

- FAMILIA ADDAMS E OS MONSTROS: essas duas famílias muito estranhas com seus componentes assustadores, mas ao mesmo tempo encantadores foram um grande sucesso da época.



Heróis japoneses, americanos e brasileiros...



Esse também era um tema recorrente nas décadas de 50 e 60 super-heróis  e personagens que enfrentavam todos os tipos de perigos para defender a população de seus inimigos.

-NACIONAL KID:  Nacional kid era um super-herói  vindo de Andromeda  que tinha como meta defender a Terra dos incas venusianos. Ele voava, era indestrutível.

- ULTRAMAN: outro herói japonês que marcou época, o jovem Shin Hayata ao se transformar em Ultraman ficava com 40 metros de altura e assim destruía qualquer monstro que estava colocando a terra em perigo.

- ZORRO: Dom Diego de La Veja, esse era o nome do herói  mascarado. Vivendo na Califórnia do século 17, zorro defendia a região da injustiça e tinha como seu rival o capitão Monastário.

-BATMAN:  um grande sucesso entre o público jovem da época. Os episódios eram recheados de cenas psicodélicas e onomatopeias o que levava o seriado mais para o lado da comédia.

-VIGILANTE RODOVIARIO:  considerado o primeiro grande herói brasileiro o inspetor Carlos mostrava noções de civilidade e segurança sempre ao lado seu fiel companheiro Lobo, um pastor alemão.


Os bichos viram protagonistas



Os seriados tratavam de temas diversos e nesse leque de personagens não podia ficar de fora os animais, sendo assim muitos viraram protagonistas de seriados.
-AS AVENTURAS DE RIN TIN TIN: este seriado tinha como cenário um Forte Apache, nele o órfão Rusty tem como seu grande amigo Rin Tin Tin um pastor alemão treinado pra arriscar sua vida quando necessário.
- LASSIE:  em uma fazenda no interior dos EUA vive Lassie uma cadela collie que ajuda a cuidar da fazenda e das crianças vivendo bonitas aventuras.

-FLIPPER: um golfinho encantador que junto com os filhos do guarda Porter Ricks, vive diversas aventuras.


Veja o video produzido pelo blog UaiMeu! com todas as aberturas dos seriados:



Por:BlogUaiMeu!
Colaboração:Claudia Guttmann

10 comentários:

  1. Bah, não li todo os post, mas favoritei aqui.

    Gostei mesmo, show de bola. Vou dar uma espiada melhor depois.

    Agora, é o comentário, ahaha.



    http://zealtair.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Po, muito loco o post
    bem desenvolvido.

    ResponderExcluir
  3. Nossa *-*
    Bons tempos!
    A maioria das séries eu já tive a oportunidade de assistir. Minhas preferidas eram Jeannie é um Gênio e Feiticeira.

    Nostalgia total por aqui.

    ResponderExcluir
  4. a feiticeira era legal ;D [2]. era a minha preferida

    ResponderExcluir
  5. qe legal seu post ! mt show o blog ! parabéns :]

    http://wanessacarvalhoem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post! Me lembrei de um monte de séries que até hj algumas maravilhosas passam na tv a cabo. Destaco a feiticeira que adorava quando ela mexia o nariz kkkkkkkkkk a filha dela tbm era otima mexia o nariz com os dedinhos hihi, outro que sempre passava era esse batman pois ela muito gordinho e derrubava todos os outros. Os japoneses tbm show!

    Ou seja... parabéns fii e um MUITO OBRIGADA MEGA QUE ESPECIAL para minha linda amiga Cláudia Gutt... aquela coruja da madrugada q nunca encontro mas q adoro demais!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. alguem tem informaçao da serie jericho da decada de 50 ou 60?

    ResponderExcluir