18 de julho de 2011

Feliz Aniversário Mandela


No dia 18 de julho de 1918, na África do Sul, nascia Nelson Rolihlahla Mandela. Hoje ele completa 93 anos de idade e grande parte de sua vida foi dedicada à liberdade e igualdade. A trajetória de Mandela mostra bem a luta que travou durante anos contra o Apartheid, regime que existia na África do Sul e que negava aos negros direitos políticos, sociais e econômicos. Ainda como estudante de direito, em 1942, Mandela começou a sua luta contra a segregação racial. Durante as décadas seguintes passou a ser conhecido como um dos principais lideres do movimento anti-apartheid. Em 1962 Mandela foi preso e condenado a cinco anos de prisão, porem em 1964 ele é novamente julgado e condenado a prisão perpetua. Mesmo preso, a luta pela liberdade e direitos do seu povo não acabou, e da prisão ele mandava cartas para incentivar a luta pelo fim da segregação racial, tornando-se assim um símbolo do movimento anti-apartheid recebendo apoio de diversos governos e movimentos sociais.



Devido a grande pressão de seguimentos sociais e de vários governos Mandela foi libertado em 1990. E como reconhecimento de seu valor na luta pelo fim da segregação racial ele recebeu em 1993 no Premio Nobel da Paz.

Mas a luta seguia e em 1994 ele tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul, e consegue então acabar com a segregação racial que tanto sofrimento trouxe aos negros sul-africanos. Após deixar o governo em 1999 ele se afastou da politica e passou a se dedicar as causas pelos direitos humanos.

Nelson Mandela é um símbolo, um exemplo. Seja para os sul-africanos, seja para todos que conhecem sua historia, Mandela mostrou que a luta é difícil, mas, é possível sim alcançar a vitória. E mostrou, principalmente, a igualdade entre os homens. Que seja então este homem uma inspiração para a nossa e futuras gerações.




“SONHO COM O DIA EM QUE TODAS AS PESSOAS LEVANTAR-SE-ÃO E COMPREENDERÃO QUE FORAM FEITOS PARA VIVEREM COMO IRMÃOS.”

Nelson Mandela




Em novembro de 2009 a ONU instituiu o dia 18 de julho como o Dia Internacional Nelson Mandela devido a sua contribuição na luta pelos direitos humanos, pela igualdade entre os grupos étnicos e pela paz .



Colaboração: Cláudia Guttmann

Por Ricardo Madruga

11 comentários:

  1. Muito Show...Eu vou colocar la..tinha esquecido.Parabens..vlwlwlw

    ResponderExcluir
  2. é que história né .. o filme da história é lindo! Comovente! Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  3. Esse tem uma história maravilhosa. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  4. Grande homem... gostei da música não conhecia cantada pelo Simple Minds! :)

    ResponderExcluir
  5. Nelson Mandela foi um herói para o povo da África. Não sabia que hoje era aniversário dele.

    Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  6. Parabéns ao grande Mito *-*
    Passa? http://jooymartins.blogspot.com/
    Beijoos

    ResponderExcluir
  7. Um verdadeiro herói que jamais poderá ser esquecido.
    Parabéns pra ele e pra você pela iniciativa =*

    ResponderExcluir
  8. Pois é um Homem que soube lutar pelos seus ideais e que é muito importante para nossa história. Parabéns para esse grande cara, e ótima postagem mostrando um pouco da história para muitos que não o conhece.

    ResponderExcluir
  9. Esse sim foi e continua sendo um verdadeiro herói. Grande Mandela!

    Parabéns pela homenagem, mais que merecida.

    ResponderExcluir
  10. Tempinho sem passar por aqui...

    Post ótimo como sempre!
    Happy Birthday Mandela!

    Bjs meninos e meninas!

    www.equemnaoamaviajar.blogspot.com

    ResponderExcluir